segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A avaliação que é diária


Avaliação processual: o raio X do ensino e da aprendizagem na sala de aula
A combinação de vários recursos para mensurar o aprendizado é a principal garantia do ensino eficiente. Saiba como promover esse diagnóstico constante em suas aulas
Você já ouviu falar em avaliação processual? Sinônimo de avaliação formativa ou contínua, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula: produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos. "Isso faz a diferença porque é o elo entre o ensino e a aprendizagem e torna o docente corresponsável pelo processo"


Avaliar dessa maneira permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas e dificuldades e corrigi-los antes de avançar. "Isso ajuda a interpretar o que a turma aprendeu ou não e, assim, intervir, mudando as estratégias", explica Jussara Hoffmann.


Deveria ser assim sempre, mas em muitas salas de aula ainda predominam provas classificatórias, que servem como instrumento de poder e domínio do docente e deixam para o aluno toda a responsabilidade pelo resultado. "É importante que os educadores abram mão de avaliações tradicionais e coloquem esse recurso realmente a serviço da aprendizagem"


Outro ponto fundamental é diversificar os procedimentos, sempre pensando em criar desafios para a garotada. Nesse sentido, um forte aliado em todas as etapas de ensino é o portfólio. Ele pode reunir as produções mais significativas do estudante ou do grupo. "Esse material não é simplesmente uma coleção do que o estudante fez. Ele deve indicar o percurso de aprendizagem", defende Célia Maria Guimarães, professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e coautora do livro Fundamentos e Práticas da Avaliação na Educação Infantil (Ed. Mediação, no prelo). O portfólio permite ao professor ter uma visão mais ampla dos resultados e ao aluno fazer reflexões sobre o que sabe. Ele mesmo pode escolher o que será incorporado à pasta, num processo de tomada de consciência sobre o que foi aprendido e o que ainda falta aprender.


Referência:


http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-processual-raio-x-ensino-aprendizagem-sala-aula-785960.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário