segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Avaliação com Sucesso



Metas Personalizadas

"André Plates Santos tem 11 anos e nasceu com síndrome de Torg-Winchester, uma doença que afeta ossos e músculos, diminuindo os movimentos. Ele é cadeirante e mexe braços e mãos com dificuldade. Apesar das limitações, André aprende com base nos mesmos objetivos traçados para a sala do 6º ano, mas as metas estabelecidas para ele respeitam suas possibilidades. A educadora Cleusa Haetinger, da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, me auxilia no trabalho. Ao ensinar vôlei, conversei com o aluno e, juntos, pensamos em como ele poderia participar. Na atividade em duplas para exercitar o toque, foi André que sugeriu usar a cabeça em vez das mãos. Para sacar, utilizava os pés, por ter mais força com eles. Também abaixei a rede e usei bolas mais leves no início, para que ele enfrentasse desafios, mas tivesse condições de superá-los. Para avaliá-lo, observei sua evolução ao longo do processo. André sempre chamava a atenção de colegas para o uso da manchete quando a bola era baixa, o que demonstra aprendizado dos fundamentos do esporte, que tinham sido apresentados no decorrer das aulas. Na hora do jogo, ele podia chutar a bola, cabeceá-la ou arremessá-la com as mãos. No fim, notei que André avançou nos gestos que fazia e até conseguiu passar a bola por cima da rede na altura padrão."





Patrícia Soldateli, professora de Educação Física da EMEF Taufik Germano, em Cachoeira do Sul, RS



Referência:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-flexibilizada-inclusao-deficiencia-flexibilizacao-806090.shtml

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