quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Avaliação na Educação Infantil

(Disponível em:http://faueduinfantil1.blogspot.com.br/2011/10/crianca-e-o-desenho-infantil.html)

         Apesar do aparecimento de inúmeras novas teorias de aprendizagem terem surgido nos últimos anos, ainda faz parte da realidade e prática cotidiana de muitos professores, no que diz respeito à avaliação no âmbito das instituições de educação infantil, uma visão tradicional do processo ensino-aprendizagem.
        É de suma importância ressaltar inicialmente, que pela atual legislação, no artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação na educação infantil, deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não tendo o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental. Portando, no contexto da educação infantil, a avaliação não deve ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma de classificar e estigmatizar as crianças, não levando em conta os acontecimentos que acompanham todo o cotidiano em questão.
                A observação sensível das crianças, em sua exploração constante do mundo a sua volta, é o que deve nortear o trabalho de avaliação em Educação Infantil. É um processo que exige atenção por parte dos professores, que devem, sobretudo, manifestar confiança nas possibilidades que as crianças apresentam. Devem compreender que o desenvolvimento individual ocorre em processo dialético, no qual as interações com todos os sujeitos (crianças e adultos) são decisivas.
                Para facilitar o processo de avaliação da educação infantil, abaixo segue alguns pontos:
- Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.
- O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
- Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando "erros" e "culpados", seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho.
- Nesse processo, todos - professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis - devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.

Referência:
Avaliação. Disponível em: http://www3.fsa.br/localuser/PosEAD/textoavaliacao.html Acesso em: 23/10/2014

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